Planejamento estratégico: ferramenta necessária para alcançar o sucesso

Entenda porque é importante ter metas e objetivos para conquistar seus propósitos

Você sofre para colocar um plano em execução e seguir até o fim? Saiba que esse é um mal que atinge grande parte da sociedade e que faz com que a decepção e a falta de autoestima tomem conta de muitos indivíduos.

As pessoas se frustram diariamente por não conseguirem cumprir atividades e não alcançarem resultados satisfatórios em suas rotinas diárias. E essa dificuldade só aumenta quando é a longo prazo.

# Sonhos sem propósito

O que mais vemos atualmente são sujeitos que tem sonhos, objetivos e grandes perspectivas para suas vidas, mas que não conseguem focar em gerar esses resultados. Muito mais preocupante que isso: não conseguem planejar de forma coerente e inteligente algo a ser realizado a qualquer prazo que necessitem. Em resumo: não conseguem planejar suas atividades diárias, quem dirá um plano estratégico para seus objetivos de vida.

A expressão “deixa a vida me levar” nunca foi tão bem encaixada em nossa realidade. E isso está frustrando a sociedade e todos que acreditam em tal preceito sem um plano bem estruturado por trás de sua trajetória.

# Ter um modelo de organização é necessário

Você precisa encontrar seu modelo de organização e gestão, encaixar os planos para seu modelo ideal, e não tentar fazer um planejamento estratégico estruturado e complexo para seu modelo pessoal que nunca esteve envolvido com tal organização.

Adapte um modelo de organização e planeje seus objetivos para este modelo. Existem pessoas que preferem uma gestão visual, como agendas, notes, sistemas de controle de projetos, ou simplesmente uma lista de objetivos claros. O importante é encontrar o seu modelo ideal e criar um plano ramificado de atividades e ações que o levarão aos seus objetivos.

#Planejar de forma estratégica

Planejar é pensar em etapas, tempo e como serão realizadas cada uma das fases para que resultem em seus objetivos. Defina o tempo para conclusão, alinhe como serão realizadas cada uma das fases e crie esse plano estratégico que fará sua vida realmente muitas vezes melhor e com maior significado.

O planejamento estratégico de seus projetos pessoais e profissionais precisa fazer total sentido ao modo pelo qual você consegue se organizar. Dedique um tempo para fazer essa análise e monte seu plano de vida que irá lhe guiar por toda jornada.

Não existe nada melhor do que saber onde quer chegar e o caminho a ser seguido. Sabendo disso, nada e nem ninguém interromperá seu caminho e especialmente você será o dono de seu destino, sem possibilidade de frustrações e ou decepções.

Este conteúdo é de uso exclusivo do programa H84 Autocoaching e de autoria de Helder Boaretto – Engenheiro, Master Coach com vasta experiência em gestão de equipes, planejamento, organização, controladoria, gestão de atividades e melhoria contínua.