Você já planejou seu dia? Saiba a importância da Gestão de Atividades

Organizar demandas vai muito além de realizar tarefas. É otimizar tempo, resultados e eficácia

Um dos principais problemas na gestão pessoal está diretamente ligado à organização de suas atividades e no adiamento do que deve ser feito. Grande parte dos indivíduos iniciam seu dia sem ter o total controle do que farão, e simplesmente deixam o tempo e o meio onde vivem controlar suas prioridades e atividades diárias. No entanto, é primordial ter uma programação constante. Entenda porque.

#Como iniciar a gestão de atividades

A gestão de atividades inicia tendo seus objetivos muito claros e um plano de execução estratégico bem fundamentado – e obviamente descritos em uma espécie de guia diário de ações, com o intuito de você saber e controlar o que deve ser feito. Também deve-se ter a disciplina de saber que aquilo precisa ser realizado, sem procrastinação, o famoso “deixar para depois”.

Essa gestão deve ser concentrada com todos os esforços necessários, para que realmente ocorra. Um dos maiores vilões da falta de resultados está na ausência de fazer o que deve ser feito, especialmente porque simplesmente nem sabe o que precisa ser feito.

#Pontuar responsabilidades

Tenha suas responsabilidades descritas em blocos, agendas ou sistemas on-line de gestão. Dedique uma parte do seu tempo para analisar essas atividades constantemente e planejar a realização delas com maestria. Essa execução deve ser orientada dentro de suas possibilidades de organização.

# Não exagerar nas demandas

Nesse ponto vem a necessidade de você se auto conhecer profundamente. De nada adianta impor 10 atividades diárias se necessita fazer somente 3 para ser eficiente. Assim como de nada resolve decidir fazer somente 3 se existe a possibilidade de execução de 10.

Em ambos os exemplos teremos problemas de satisfação. Então, vamos a regra importante: o segredo é fazer com que você se satisfaça com seus resultados e com isso crie hábitos de gestão que o deixem cada dia mais satisfeito.

Compreender as suas prioridades de vida, decidir a frequência de cada ação e de cada atividade sob sua responsabilidade lhe possibilita a organização de suas ações.

Você verá um novo mundo quando chegar em casa no final do dia com o sentimento de ter feito tudo que planejou e isso lhe trará mais energia e mais foco a cada dia de vida.

Este conteúdo é de uso exclusivo do programa H84 Autocoaching e de autoria de Helder Boaretto – Engenheiro, Master Coach com vasta experiência em gestão de equipes, planejamento, organização, controladoria, gestão de atividades e melhoria contínua.