Motivação e atitude: as engrenagens da realização

O que você tem feito para ter o fôlego necessário de realizar seus objetivos e metas?

Como fazer para se manter motivado e com atitudes que te conduzam a objetivos satisfatórios? Essa é uma pergunta que até hoje a sociedade tem dificuldades em responder.

E, muito mais que isso, acaba por se tornar um desequilíbrio social de impactos grandiosos, uma vez que a coletividade, em um âmbito geral, está sem motivação, o que gera uma insatisfação em massa, repercutindo nos resultados individuais e em macro de todo o sistema.

Pensando sobre motivação

A motivação gera atitudes, o que por sua vez está diretamente ligado com seus resultados pessoais. Então, conclui-se que, se você não está gerando resultados satisfatórios é porque você não tem a motivação necessária.

A motivação é gerada pelo equilíbrio de seu tempo, pelos valores que estão lhe energizando e por estar sendo verdadeiro com o que realmente almeja em sua vida.

Entender o caminho até a motivação

Descobrir o caminho para a motivação é tão fundamental quanto a geração de resultados. Um não vive sem o outro. Você, ao atuar em ações que sabe para onde está sendo levado, promove uma reação motivacional que o conduz a produzir mais ações naquele sentido e, como consequência, mais resultados.

Portanto, manter-se em equilíbrio – em todos os âmbitos de vida que acredita ser fundamental -, faz gerar mais satisfação.

São exemplos de hábitos que repercutem em equilíbrio: alimentação saudável, momentos com a família, aprender um novo idioma, aprender a tocar um novo instrumento, desenhar, brincar, agradecer, ter um descanso devido, dormir bem, sentir-se bem, resolver os problemas que lhe incomodam.

Descubra sua fonte de motivação

Se você ainda não descobriu o caminho para a sua motivação, busque se auto analisar e alterar as formas que gera seus resultados. Analise com quem anda, certifique-se que tudo está fluindo da maneira em que você realmente deseja.

Observe o uso do seu tempo, melhore seus hábitos alimentares, crie uma rotina de exercícios, comece a fazer tudo que você acredita estar certo. Seja congruente com o que você fala através de atitudes motivadoras e objetivas. Tudo está em suas mãos e somente você pode fazer da sua história uma nova história.

Helder Boaretto: Engenheiro, Master Coach com vasta experiência em gestão de equipes, planejamento, organização, controladoria, gestão de atividades e melhoria contínua.