Nenhum obstáculo será tão grande se a sua vontade de vencer for maior

Nos deparamos diariamente com obstáculos que tentam nos impedir de chegar onde queremos. Porém, o que realmente faz a diferença é a nossa capacidade de superá-los e conseguir reter algum aprendizado a partir disso.  Se conseguir fazer isso, o caminho para seu sucesso não será tão tempestuoso como você imaginava.

Primeiramente, é importante que você analise como está lidando com os problemas que estão surgindo em sua vida pessoal, no trabalho e em sua relação consigo mesmo. Eles estão dominando seus pensamentos e te impedindo de seguir em frente para encontrar uma solução? Se a sua resposta for sim, é preciso que mentalize algumas coisas:

1- Os problemas fazem parte da jornada
Não se desespere, os problemas sempre estarão presentes e não devem te incapacitar de seguir em frente. Eles nada mais são do que oportunidades de aprendizado e superação. A palavra-chave para essa etapa é resiliência.

2- Não culpe a você mesmo
Muitos dos problemas que temos são consequências de atos feitos no passado, por isso, entenda que é lá que eles devem permanecer. Estragar seu futuro com preocupações excessivas sobre algum acontecimento que não pode ser mudado só irão te desviar do caminho que almeja.

3- Lide com os problemas de forma responsável
Não tente fugir do que aconteceu, isso só irá lhe causar mais remorso e pensamentos negativos. Visualize aquilo que está trazendo problemas e questione-se: Como posso resolver isso? Foque nas respostas dessa pergunta e vença esse obstáculo.

4- Busque uma solução:
Depois de responder a pergunta do tópico anterior, foque seus pensamentos em solucionar o problema, veja quais soluções você pode elencar, sejam elas soluções de contenção ou regulatórias. Analise como você pode mudar a história dessa falha e que medidas tomar para que isso não aconteça novamente no futuro. Pense no que você fez que pode ter trazido esse obstáculo. Depois de fazer isso, as soluções virão muito mais facilmente. O importante aqui é buscar resolver um problema de cada vez, não sobrecarregue seu psicológico.

5- Mantenha sempre o equilíbrio emocional
Uma atitude mal pensada pode lhe trazer ainda mais problemas. No momento de superar o obstáculo é sempre importante respirar fundo e pensar racionalmente. Não deixe suas emoções falarem mais alto. O equilíbrio é a chave para esse processo. Tendo contornado as dificuldades com sabedoria, a realização das suas metas rumo a sua vitória ficarão mais fáceis de serem vistas no horizonte.

A partir dessa análise pessoal, você conseguirá repensar muitas das suas atitudes quando se encontrar face a face com um problema. Eles sempre farão parte do processo, não deixe isso te desmotivar. Pense, repense, analise os resultados. Se não forem os esperados ainda há tempo para a mudança. A capacidade de vencer esse obstáculo virá de você, não de alguma força externa. Foque no que você deseja e mantenha isso em mente quando os problemas começarem a aparecer. Faça parte das soluções, não permaneça preso no problema. Nada pode impedir seu sucesso. Trabalhe nisso diariamente.