Falta de tempo x Procrastinação: como vencer esse obstáculo

O tempo é o seu bem mais valioso. Sem uma gestão eficiente, seus objetivos e metas ficam cada vez mais distantes e a frustração pode te paralisar. A procrastinação é um dos protagonistas dessa queda de rendimento e vem impedindo pessoas de alcançarem a alta performance todos os dias. Ela custa tempo, dinheiro, causa stress e até mesmo problemas de desequilíbrio emocional.

Adiar pequenas tarefas todos os dias pode acabar levando a um acúmulo de obrigações que aparenta não ter mais fim. Consciente ou inconscientemente, nosso cérebro prefere realizar as atividades objetivas antes, aquelas mais prazerosas ou aquelas que irão nos render recompensas mais rapidamente, deixando as outras, as mais abstratas e que requerem mais esforço, para trás, iniciando o ciclo perigoso da procrastinação.

Depois de iniciado, esse ciclo se desenvolve cada vez mais rápido e, quando você menos perceber, não estará mais cumprindo nem mesmo com as suas obrigações diárias no trabalho, em casa ou com os estudos. Todavia, atitudes simples podem te auxiliar a vencer esse problema e fazê-lo voltar a ser uma pessoa produtiva e no caminho da alta performance

Fuja das interrupções

Algumas tarefas demandam uma atenção muito maior do que outras. Ao se deparar com algo que pareça um grande desafio, afaste-se do celular, desative as notificações do e-mail e retire do seu ambiente de trabalho tudo que possa te distrair. Com isso, você estará mais focado e o tempo de realização dessa pendência será reduzido se comparado a alguma que você tentou resolver trocando mensagens no WhatsApp, por exemplo.

Faça uma coisa de cada vez

Iniciar muitas coisas ao mesmo tempo não é algo inteligente a se fazer. Seu cérebro irá se sobrecarregar e você dificilmente irá concluir todas elas com o mesmo êxito que poderia ter se tivesse optado por realizar uma de cada vez. Aprenda a realizar uma gestão de atividades eficiente, elencando as mais urgentes e as suas prioridades, mantendo-se longe da desorganização, um dos gatilhos para o início da procrastinação.

Realize as atividades mais difíceis primeiro

Além de seu cérebro estar mais descansado, o simples pensamento de que algo complicado precisa ser feito pode ser suficiente para que você não o realize. Mantenha o foco e deixe as pendências mais fáceis para o final. Com isso, a sensação de produtividade irá ser maior e você irá manter-se motivado ao longo do dia.

Peça ajuda

Para algumas pessoas, o ato de pedir ajuda pode demonstrar uma certa fraqueza. Mas é justamente o contrário. Ficar preso a alguma atividade que você não consegue realizar irá te causar mais problemas do que a solicitação de ajuda de algum colega. Depois disso, sua dúvida estará sanada e o caminho para solucionar o obstáculo estará bem mais claro.

Crie hábitos corretos

Para vencer a procrastinação você terá que mudar um hábito. Então, saiba que isso leva tempo e que irá depender da sua força de vontade. Faça listas eficientes, defina suas prioridades, prazos e metas e mantenha seu foco nisso. Uma pessoa disciplinada nada mais é do que alguém que conseguiu implantar um hábito. Charles Duhigg, escritor e especialista em hábito, possui uma citação que ilustra bem essa dica: “Não há nada que você não possa fazer se tiver os hábitos corretos”.